Kimchi Caseiro



Ingredientes:

  • 1 repolho chinês (napa) médio
  • 1/4 de xícara de sal marinho (não iodado)
  • 4 xícaras de água
  • 1 cenoura média cortada em tiras finas
  • 5 ramos de cebolinha cortados em pedaços de 3 a 4 cm
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 pedaço de gengibre (cerca de 2 cm) ralado
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 a 3 colheres de sopa de pasta de pimenta coreana (gochugaru) ou pimenta vermelha em flocos (ajuste a quantidade ao seu gosto)

Instruções:

Prepare o Repolho

Corte o repolho ao meio e depois em pedaços menores, removendo o miolo. Coloque o repolho em uma tigela grande e adicione o sal. Massageie o repolho com o sal para que comece a amolecer. Em seguida, adicione a água e deixe descansar por 1 a 2 horas, mexendo ocasionalmente.

Enxágue e Escorra o Repolho

Após o tempo de descanso, enxágue o repolho várias vezes com água fria para remover o excesso de sal. Deixe escorrer bem em um escorredor.

Prepare a Pasta de Temperos

Em uma tigela, misture o alho picado, o gengibre ralado, o açúcar e a pasta de pimenta coreana (ou os flocos de pimenta). Se preferir um kimchi mais suave, reduza a quantidade de pimenta.

Misture os Legumes com a Pasta de Temperos

Adicione a cenoura e a cebolinha à pasta de temperos, e depois misture bem com o repolho já escorrido. Certifique-se de que todos os pedaços de repolho estejam cobertos com a pasta de temperos.

Transfira para um Recipiente de Fermentação

Coloque o kimchi temperado em um pote de vidro ou cerâmica, pressionando bem para que o líquido cubra o repolho. Deixe um pouco de espaço no topo do pote para que o kimchi possa fermentar e liberar gases.

Fermente o Kimchi

Cubra o pote com uma tampa solta ou pano, e deixe fermentar em temperatura ambiente por 2 a 5 dias, dependendo do gosto desejado. Quanto mais tempo fermentar, mais forte será o sabor.

Armazene na Geladeira

Após o período de fermentação, feche o pote com uma tampa e transfira o kimchi para a geladeira. Ele continuará fermentando lentamente e pode ser consumido por várias semanas.

Dica:
O kimchi pode ser consumido fresco ou depois de alguns dias de fermentação, dependendo da sua preferência por um sabor mais suave ou mais intenso.

Nota:
Durante a fermentação, é normal que o kimchi libere gases, então verifique o pote diariamente e abra a tampa ligeiramente para liberar a pressão, se necessário.

Postar um comentário

0 Comentários